Como se confessar
A preparação
O Exame de Consciência
Se tem dez minutos para se preparar para a confissão, passe sete desses dez a olhar para Jesus. Depois, à luz do Seu amor, recorde-se dos pecados e dos maus hábitos que mancham a sua vida. Mais à frente neste guia, estão sugestões para o ajudar a fazer o Exame de Consciência. Este exame deve evitar dois tipos de excesso:
- uma consciência diminuída, que perdeu, pelo menos parcialmente, o sentido do pecado ou – pior – que dissimula os pecados graves; a consciência deve ser fina e delicada, rejeitando o pecado que ofende a bondade de Deus para connosco.
- uma consciência com demasiados escrúpulos, que se perde no detalhe dos pecados, por vezes imaginários.
A Contrição
É o sofrimento do coração que se arrepende do seu pecado e chora o seu mal, não por medo do castigo, mas pela dor de ter ferido o amor do Pai.
Sem contrição sincera, não pode ser dado o perdão, uma vez que o orgulho do homem constitui obstáculo à misericórdia de Deus.
Celebrar o sacramento
Começar pelo sinal da cruz recorda-me que Jesus já me purificou aquando do baptismo. É aconselhável explicitar, pelo menos de maneira aproximativa, a data da última confissão e apresentar-se suma-riamente: situação familiar, eventualmente a profissão etc…
Confissão das Faltas
Deve ser precisa, sincera e completa. Confessamos acções concretas e não apenas tendências gerais.
No que diz respeito a pecados graves – actos plena-mente conscientes e voluntários que violam a Lei de Deus – devem ser todos confessados.
Alguém que, por vergonha ou por medo, esconda uma falta ou tente dissimular-lhe a gravidade, está a tentar, em vão, enganar a Deus.
Do sacerdote é exigido um segredo absoluto sobre tudo o que se passa ou é dito em confissão.
O Perdão dos Pecados
É expresso no momento em que o sacerdote, depois de ter escutado a confissão e dado alguns conselhos, faz o sinal da cruz, dizendo: “Eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”
Acto de Contrição
Meu Deus, porque sois infinitamente bom, eu Vos amo de todo o meu coração, pesa-me ter-Vos ofen-dido, e, com o auxílio da Vossa divina graça, propo-nho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas pela vossa infinita misericórdia.
Ámen.
Depois do sacramento
O sacerdote dá uma penitência
Esta pode ser uma oração, um jejum, uma esmola, um sacrifício, um esforço… É uma maneira de pagar a dívida de amor que contraímos para com Deus ao pecar. Não devemos adiar o cumprimento da penitência, e é indispensável que esta seja cumprida para receber-mos todos os frutos do perdão.
É importante agradecermos a Deus os bens que recebemos da sua misericórdia.
A mudança de vida vem da
CONVERSÃO do Coração.
“De agora em diante, tomo, por amor a Deus, a firme resolução de evitar o pecado e de me manter tão afastado quanto possível das ocasiões de queda. Se me acontecer cair, tomarei de novo o caminho do perdão.”