Exame de Consciência
A minha relação com Deus…
«Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro é: Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. (do evangelho de Mateus.)
1. Que lugar ocupa Deus na tua vida? Amas verdadeiramente a Deus com todo o teu coração, ou vives apenas preocupado com as coisas materiais – escola, faculdade, trabalho, negócios, riquezas, bem-estar temporal?
2. Procuras cultivar a tua fé e a tua formação cristã, participando em cursos, lendo a Bíblia, etc.?
3. Rezas todos os dias e procuras que os teus familiares também rezem? Participas habitualmente na Missa aos domingos e dias santos, ou faltas sem motivo justificado?
4. Respeitas os bens alheios? Recusas-te, sem razão, a dar ou a emprestar?
5. Consagras a Deus o teu trabalho, estudo, doença? Nas dificuldades recorres a Deus com fé e perseverança ou ao exoterismo?
6. Colaboras nas actividades apostólicas da tua paróquia ou vives à margem?
A minha relação com os outros…
Depois de lhes ter lavado os pés e de ter posto o manto, voltou a sentar-se à mesa e disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-me ‘o Mestre’ e ‘o Senhor’, e dizeis bem, porque o sou. Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também. Em verdade, em verdade vos digo, não é o servo mais do que o seu Senhor, nem o enviado mais do que aquele que o envia. Uma vez que sabeis isto, sereis felizes se o puserdes em prática. (do evangelho de João)
1. Repartes os teus bens pelos que são mais pobres do que tu? Ou és avarento e egoísta, querendo sempre o melhor para ti?
2. Dedicas algum tempo aos doentes, à catequese, aos marginalizados? Por quanto depen-de de ti, defendes os oprimidos, ajudas os infelizes, os estrangeiros, os de outras raças?
3. És honesto no emprego\estudo, sério no trabalho\estudo e nos negócios? Apoderaste do que não é teu? Prejudicas os outros? Engana-los? Fazes juízos temerários, críticas, alimentas o ódio contra alguém?
4. Como filho: és obediente e respeitador com os teus pais? Ajuda-los nas necessidades espirituais e materiais? Dou-me bem com os meus irmãos?
5. Como namorado ou namorada: és fiel e amas com todo o coração? Observas a lei moral e cristã na vivência do namoro? Aconselhaste ou colaboraste para que alguém praticasse aborto?
A minha relação comigo…
Tem compaixão de mim, ó Deus, pela tua bondade;\ pela tua grande misericórdia, apaga o meu pecado.
Reconheço as minhas culpas \ e tenho sempre diante de mim os meus pecados.
Contra ti pequei, só contra ti, \ fiz o mal diante dos teus olhos;
por isso é justa a tua sentença \ e recto o teu julgamento.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro; \ renova e dá firmeza ao meu espírito.
Abre, Senhor, os meus lábios, \ para que a minha boca possa anunciar o teu louvor.
O sacrifício agradável a Deus é o espírito contrito; \ ó Deus, não desprezes um coração contrito e arrependido. (Salmo 50)
1. Procuras viver na presença de Deus, fazendo o possível para lhe agradares, ou vives como se Deus não existisse? Recorres ao sacramento da reconciliação quando tens necessidade? Comungas com frequência?
2. Suportas com paciência e espírito de fé as contrariedades da vida?
3. Guardas os teus sentimentos e todo o teu corpo na pureza e na castidade, como templo que és do Espírito Santo?
4. Na condução de veículos, respeitas as regras de trânsito? Usas todas as cautelas para não pores em risco a tua vida e a dos outros?
5. Abusas da comida ou da bebida? Tomas ou contribuis para que outros tomem drogas prejudiciais à saúde?
6. Provocas escândalo com as tuas conversas, atitudes, maneiras de vestir? Deleitaste a ver filmes, programas de TV, ou fotografias imorais?